VOLUNTARIADO: Pequenas mãos solidárias erguem mãos solitárias

Por Anna Laura Schulze

Mais de 150 mil voluntários mirins e jovens em todo o Brasil realizarão uma ação coordenada para levar solidariedade, carinho e prestação de serviço à idosos carentes. Neste domingo (27), líderes comunitários ajudarão os pequenos voluntários a levar presentes (kits de higiene), cantar, contar história, expressar amor, carinho e muita alegria. A ação também incluirá peças teatrais, declaração de poemas, momento beleza e pequenos reparos nas instituições de apoio a idoso visitadas.

O dia 27 de julho foi escolhido por um motivo especial. No dia 26 – dia anterior ao projeto – é comemorado no Brasil e em Portugal o Dia dos Avós. Em Londrina o Asilo São Vicente de Paulo (Av. Madre Leonia Milito, 499) receberá a visita de aproximadamente 30 crianças que cantarão hinos, levarão cartinhas preparadas pelas crianças e também as doações de leite e fralda Geriátrica que foram arrecadados pelos voluntários em parceria com o PROVOPAR (Programa de Voluntariado Paranaense) e a UNIMED Londrina.

Na Cidade de Cambé, a instituição escolhida foi o Lar Santo Antônio, instituição que acolhe idosos abandonados pelos familiares, na maioria deles pessoas com deficiências. Os voluntários farão pequenas reformas, consertos elétricos, hidráulicos, manutenção em cadeiras de rodas, de banho, bancos e móveis. Além disso, o grupo realizará a doação de materiais de curativos, luvas, lençóis, toalhas de banho. E o mais importante, as crianças passarão uma tarde toda com os idosos, cantando, brincando e alegrando o dia deles.

Maria das Dores dos Santos Lima, líder de um dos grupos de crianças que participarão da ação compartilha sua opinião sobre o projeto: “Com certeza é um projeto muito lindo onde temos a oportunidade de doar o nosso tempo e talento para quem mais precisa. É uma honra contribuir de alguma forma. Será maravilhoso esse ano ter a participação das crianças. Os vovôs e vovós poderão sentir a alegria e o espírito que as crianças trazem.” Uma voluntária mirim, Melissa Arruda, disse como se sente: “acho legal porque vamos ajudar mais as pessoas para que elas se sintam bem”.

Sobre o projeto Mãos que Ajudam
Em agosto de 2000, foi criado no Brasil o programa Mãos Que Ajudam, uma proposta permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário que mobiliza milhares de voluntários, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com empresas privadas, órgãos governamentais, veículos de comunicação, ONGs e instituições religiosas. As ações realizadas pela Igreja já beneficiaram pessoas em todas as regiões do Brasil. Reformas em escolas públicas; assistência a hospitais, orfanatos, creches e asilos; recuperação e limpeza de praças, parques e praias e doação de sangue, além de mão de obra voluntária e ajuda material em situações de emergência e calamidade pública têm sido alguns dos campos de atuação.
Em dezembro de 2001, em reunião realizada pela ONU na cidade suíça de Genebra, com a presença de representantes de 123 países, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi reconhecida pelo serviço voluntário que realiza no Brasil. Ao longo de cada ano, centenas de ações são levadas a efeito em todos os estados. Além disso, tradicionalmente, uma ação nacional – em um único dia, feriado ou não – reúne mais de 120 mil voluntários simultaneamente. Por exemplo, em 24 de julho de 2010, 115 mil voluntários transformaram esse dia num “Sábado Solidário” e centenas de ações de ajuda ao próximo e melhoria da comunidade aconteceram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: