Secretaria de Saúde de Cambé intensifica realização do teste rápido de Hepatite

A Secretaria de Saúde de Cambé vai intensificar a realização dos testes rápidos de hepatite nas Unidades Básicas de Saúde. As ações vão do dia 23 ao dia 27 de julho e são em prol da Campanha do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no 28 de julho.

Além das UBSs, o mutirão de testes rápidos será realizado no Calçadão Central no dia 24 de julho, das 9h às 16h. Segundo Lucimara Frasson, responsável pelo Departamento e Planejamento em Saúde, os testes vão facilitar o diagnóstico do vírus na população e, em caso de resultado positivo,  o paciente será encaminhado imediatamente para tratamento médico.

Ainda de acordo com Lucimara, todos devem ficar sempre atentos às situações que podem transmitir o vírus realizar o teste o mais rápido possível em caso de dúvida. “Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, e geralmente, quando os sintomas aparecem, a doença já está em estágio mais avançado. Por isso é muito importante fazer o teste depois de exposição às situações que causam o contágio do vírus”, explicou.

A hepatite é um tipo de inflamação que atinge o fígado e possui cinco tipos identificados: A, B, C, D e E. Suas principais causas são contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E); transmissão sanguínea em caso de sexo desprotegido ou compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D); transmissão sanguínea da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e amamentação (vírus B, C e D).

Os principais sintomas da hepatite são: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura (cor de café), icterícia (olhos e pele amarelados) e fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro). (Secom/PMC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: