Secretaria de Saúde de Cambé inicia Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca

A Secretaria de Saúde iniciou no dia 2 de maio a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca. A ação da Divisão de saúde Bucal (DSB) tem o objetivo de fortalecer as informações e orientações do assunto para a população. A conscientização será intensificada no sábado dia 12 de maio.

A Campanha será reforçada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Centro de Especialidades Odontológicas de Cambé (CEOC) para reforçar as orientações sobre os fatores de risco da doença, como realizar o autoexame na boca e também sobre a importância do exame da cavidade bucal feito pelo cirurgião-dentista, para identificação de lesões iniciais.

Segundo a coordenadora da DSB, Priscila Casarotto, quando a doença é diagnosticada no início e tratada de maneira adequada a taxa de cura chega a 80% dos casos. “Fica claro que a grande questão em torno do câncer de boca é a prevenção”, completou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em Cambé foram registrados 11 casos de óbito pela doença em 2016 e 2 casos em 2017. A incidência maior do câncer de boca é em homens acima dos 50 anos e os principais fatores para a ocorrência da doença é o uso de álcool e tabaco, próteses dentárias mal adaptadas e a exposição ao sol sem proteção, no caso do câncer dos lábios.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que em 2018 o Brasil possa ter cerca de 14.700 novos casos da doença, sendo 11.200 em homens e 3.500 em mulheres devido a exposição aos fatores de risco. (PMC/SeCOM)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: