Secretaria de Saúde de Cambé alerta sobre o aumento de casos de conjuntivite

A Secretaria de saúde alertou sobre o grande aumento de casos de conjuntivite em Cambé. De acordo com os dados divulgados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Anideje (24 horas), a secretaria informou que, desde o dia 14 de janeiro já foram registrados 73 casos.

Segundo Marisa Semcovici, enfermeira técnica da secretaria, o aumento dos casos está ligado à estação do ano. “Nessa época do verão os casos são mais recorrentes devido às viagens à praia, à utilização de piscinas, e por conta disso é muito importante que as pessoas sigam as recomendações de higiene pessoal e evitem o compartilhamento de objetos, já que esse é um dos grandes fatores de contaminação”, explicou Semcovici

Entre os casos estão os dois tipos da infecção: viral e bacteriana. Ambos se caracterizam por olhos avermelhados e lacrimejantes, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada em pouca quantidade e a sensação de areia nos olhos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, não existem vacinas contra a infecção. Ao notar os sintomas citados, o indivíduo deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de objetos contaminados como: equipamentos oftálmicos, toalhas, travesseiros, lençóis, lápis e etc. Além disso, os principais ambientes onde a infecção se dissemina são ambientes fechados como escolas e escritórios.

Medidas preventivas

Uma das medidas de prevenção é o afastamento de pessoas com conjuntivite em ambientes coletivos por, pelo menos, sete dias. A higiene pessoal também é importante para evitar a disseminação da infecção, por isso é recomendado lavar com frequência as mãos e o rosto com água e sabão, evitar coçar os olhos, usar lenços e toalhas descartáveis ou individuais, utilizar travesseiros individuais, evitar o uso de objetos de pessoas com conjuntivite, evitar atividades de grupo enquanto secreção ocular estiver presente, evitar frequentar piscinas e uso de lentes de contato.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: