Prefeitura dá início à capacitação de compras públicas para funcionários

Na última segunda-feira (10) a Prefeitura iniciou a capacitação sobre Compras Públicas para servidores municipais e da Associação Comercial e Empresarial de Cambé (ACIC), na Sala do Empreendedor. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora e tem o objetivo de aumentar a participação de empresas locais nas compras públicas da administração municipal com o suporte do Comitê Gestor da Lei da Micro e Pequena Empresa da cidade..

A capacitação é ministrada pela consultora do SEBRAE, Márcia Eira. Segundo Marcia, a capacitação foi dividida em duas etapas. Na primeira, foi feita uma análise da legislação em relação à aplicação dos benefícios às micros e pequenas empresas locais. Na segunda etapa, que acontece na quarta-feira (12), será feito um planejamento e um levantamento de dados de empresas locais com as outras secretarias.

Ainda de acordo com a consultora, é fundamental o entendimento do papel do funcionário público no processo de compras. “Quando todo o órgão público e os funcionários estão alinhados com o propósito da legislação e aplicam os benefícios nos procedimentos dos fornecedores locais, há o aumento da arrecadação e movimentação da economia local, que é muito importante para o município”, completa.

Escritório de Compras

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Lourdes Maçolla, para dar continuidade ao Programa de Compras Públicas, a Prefeitura pretende criar um Escritório de Compras para auxiliar as outras secretarias em licitações e preparar os fornecedores locais. “O escritório de compras terá um banco de dados de todos os fornecedores locais e eles serão orientados e notificados quando alguma secretaria abrir licitação para a compra de produtos”, diz.

Ainda segundo a secretária, a partir do Escritório de Compras o município também vai capacitar as empresas da região. “Muitas vezes as empresas locais deixam de participar das licitações por falta de informação e despreparo e acabam perdendo o lugar para empresas de outras cidades. Como continuação do Programa de Compras Públicas vamos preparar as empresas também”, declara.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: