Pais devem ficar atentos com peso das mochilas que os filhos levam para as escolas

MOCHILA

A volta às aulas exige um cuidado maior com as crianças, principalmente em relação aos modelos de mochilas, principalmente aquelas carregadas nas costas, que são utilizadas para levar o material escolar.
O excesso de peso que se carrega na mochila durante o ano letivo faz mal à coluna, afetando a postura. Os problemas podem ser notados no curto ou no longo prazo. Se você não quer que seu filho tenha um dos problemas abaixo, causados pelo uso incorreto e pela carga levada nas costas, preste atenção: o peso da mochila não deve exceder 10% do peso do corpo.

PROBLEMAS QUE PODEM SER CAUSADOS À SUA COLUNA

– ESCOLIOSE – A coluna entorta para um dos lados e deixa um ombro mais alto que o outro. Isso pode acontecer se você carrega a carga em apenas um dos ombros. Os sintomas são dores nas costas, braços e pernas.
– HIPERLORDOSE – O bumbum fica empinado porque há um aumento da curva que fica próximo à base da coluna. O sinal do problema costuma ser principalmente dores nas pernas.
– HIPERCIFOSE – Aumento da curvatura no meio da costas, deixando ombros e pescoço inclinados para a frente e formando uma “corcundinha”. Os sintomas são dores nas costas, braços e mãos.
– PINÇAMENTO DO NERVO – A coluna tem uma espécie de amortecedor entre uma vértebra e outra. A má postura ou movimentos bruscos pode fazer com ele saia do lugar e comprima a medula. Resultado: dor aguda na hora de fazer um determinado movimento.

– HÉRNIA DE DISCO – Quando aquele amortecedor (ou disco) sai do lugar, pode dar origem a uma hérnia na coluna, limitando os movimentos.

Redação com Centro de Ortopedia do Hospital Oswaldo Cruz

2 respostas para “Pais devem ficar atentos com peso das mochilas que os filhos levam para as escolas”

  1. Ramna disse:

    Da hora esse site, legal esse assunto. Viu, você já conheceu esse colchão novo o tal do colchão da kenko patto pra me falar se é como aquele da televisão? Meu ortopedista disse que melhora alergia e dor de cabeça. http://kenkotop.com.br Quem daqui já ouviu falar?

  2. Jo disse:

    Muito show o assunto. Mas meu problema são minhas dores. Quando tive uma crise de enxaqueca e rinite, o médico me indicou desse colchão kenko patto. Alguém daqui já usou? Ouvi dizer que trata até insonia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: