Moradores estão cada vez mais se unindo para melhorar ambiente urbano


Fátima e Ana Paula

A contar pelo número de bons exemplos que se multiplicam na cidade não seria nenhum exagero afirmar que já existe um movimento em defesa do meio ambiente que a cada dia ganha mais adeptos em todas as regiões de Cambé. Basta dar um passeio pelas ruas para observar a quantidade de espaços públicos que são cuidados pelos próprios moradores. Além de cultivar flores e plantar grama, alguns até chamam a atenção pela criatividade das pessoas em aproveitar diversos materiais de descarte e transformá-los em objetos de decoração ou para serem usados nos próprios locais.

As iniciativas podem ser particulares ou contar com o apoio do poder público municipal que faz a limpeza, doa grama, flores ou mudas de árvores. Essa participação da população permite que a Prefeitura consiga melhorar a atenção a lugares considerados mais críticos que ainda existem.

Nesta edição destacamos a determinação de duas moradoras do Jardim Bella Suiça, bairro que surgiu há oito anos na Avenida da Esperança. Cansadas de suportar a permanente descarga irregular de lixo, entulhos e até animais mortos no entorno do fundo de vale, próximo as suas residências, Fátima Felix Tomás e Ana Paula Nunes Barboza tomaram uma decisão. Foram até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitar a limpeza e manifestar o desejo de cuidar, preservar e transformar o local.

Na secretaria, além de conseguirem o agendamento para a execução do serviço de limpeza, foram informadas que receberiam gratuitamente os tabletes de grama para plantio e que em breve ganhariam mudas de flores de diversas variedades, tão logo sejam produzidas em uma estufa já instalada pela Prefeitura. A primeira etapa já foi realizada pelos servidores públicos. Paralelamente elas retiraram uma grande quantidade de lixo que estava acumulada nas margens do córrego.

Na próxima semana a grama será entregue e começará o plantio. Em breve toda a comunidade poderá se beneficiar de mais um espaço agradável de convivência. Com certeza, o meio ambiente vai reconhecer a contribuição da Fátima e da Ana Paula e retribuir oferecendo uma melhor qualidade de vida aos moradores. Aliás, todos estão convidados para participar do projeto.

As flores estão voltando

Cambé que já foi muito admirada pelas suas ruas e praças floridas se prepara novamente para proporcionar esta atração. A partir da segunda quinzena de outubro a Secretaria Municipal de Meio Ambiente coloca em atividade a nova estufa que está em fase final de obras. Na primeira etapa de produção serão cultivadas 150 mil plantas de 10 espécies de flores. A estrutura está localizada no antigo IBC.

Fundos de vale

A preservação de mananciais e fundos de vale está ganhando uma atenção especial. Serviços de limpeza, retirada de lixo e entulhos, plantio de grama e outras melhorias estão sendo executadas. No Jardim Morada do Sol, a construção de uma calçada próxima à mata vai facilitar o tráfego de pedestres e estimular o exercício físico, através de caminhadas.

Recuperação e manutenção

Os canteiros centrais de diversas avenidas estão recebendo serviços de limpeza e plantio de grama. Um dos exemplos pode ser visto na Avenida Elvira Gomedi, do Jardim Cristal.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: