Lançamento do Programa Amigos da Praça reúne comunidade

A Imobiliária Engeprojetos foi a primeira empresa a firmar parceria com o Município, através do Programa Amigos da Praça. O lançamento do programa aconteceu no último sábado (11), na Praça do Sol Nascente e contou com apresentações do grupo Ishindaiko, que trouxe a tradição do Taiko (tambores japoneses) e um recital de poesias com Valdir Rodrigues, além da presença do grupo de escoteiros de Cambé.

O Programa tem o objetivo de promover a participação de instituições no cuidado com a cidade, permitindo que qualquer pessoa física, entidade da sociedade civil, associação de moradores e pessoa jurídica legalmente constituída possa adotar algum logradouro ou espaço público para realizar a revitalização e a manutenção regular do local.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Luis Dalto destacou a importância dessa nova forma de administração que o programa representa para a cidade, buscando o envolvimento dos setores público e privado no compartilhamento das ações que são desenvolvidas. “Cambé inaugura neste momento o modelo de administração que se projeta para ser a forma de gestão do futuro. Somente estabelecendo parcerias e compartilhando responsabilidades é que os municípios terão condições de proporcionar melhores condições de vida aos seus moradores”, disse.

Já o diretor da Engeprojetos Alex Ribeiro afirmou que a participação da empresa no Programa é uma forma de reconhecimento pelo que o Município oferece àqueles que fazem parte do seu desenvolvimento. “As praças carregam histórias. Para nossa empresa essa participação é como uma retribuição daquilo que recebemos da comunidade e assim nos sentimos no dever de zelar pela preservação de lugares que têm uma enorme importância cultural e social para os moradores”, completa. A empresa pretende manter um calendário cultural na praça e implantar eventos anuais.

O prefeito José do Carmo Garcia ressaltou a importância histórica daquela praça construída em 1978 e do significado da homenagem prestada à colônia nipônica quando foi inaugurada, durante as comemorações dos 70 anos da imigração japonesa para o Brasil. Agradeceu a iniciativa da empresa pela participação no Programa, como no desenvolvimento do Município e reafirmou o compromisso de continuar incentivando a participação comunitária na administração municipal. 

Também estiveram presentes na solenidade o vice prefeito Conrado Scheller, os vereadores Luis Dalto, Tokinho e Fábio Fernandes (Pio), secretários municipais, representantes da colônia japonesa, lideranças comunitárias e moradores.

Além da Engeprojetos, Mercado Miliozi, Posto Bucioli e Mudas Orlardi, o programa ‘Amigos da Praça’ fechou duas novas parcerias com instituições da cidade. O São Francisco Instituto Vida e a A.C. Marana Loteadora e Incorporadora de Imóveis agora fazem parte do Programa adotando, respectivamente, a praça ao lado do antigo Viscardi na Rua João André e o canteiro entre as ruas Chile e Capitanias. 

As empresas interessadas em fazer parte do programa ‘Amigos da Praça’ podem entrar em contato com a Secretaria de Captação de Recursos pelo número 3174-0359 ou enviar um e-mail para o endereço cap.recurso@cambe.pr.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: