Empresa cambeense lança projeto de reciclagem

A IMCOPA, uma das maiores agroindústrias de Cambé, lançou o projeto de reciclagem do óleo de cozinha usado. O objetivo é conscientizar funcionários e toda a população sobre a destinação correta do óleo usado e os malefícios do descarte irregular ao meio ambiente. A empresa fabricante da marca de óleo Leve vai instalar um ponto de coleta na sua filial na PR-445 e realizar palestras nas escolas do município com informações de como fazer o descarte. Toda a renda do projeto será revertida para ações sociais. O óleo coletado será repassado a uma entidade beneficente, a Caritas Arquidiocesana, que ficará responsável pela venda e reciclagem. O projeto deve iniciar em agosto.

Segundo a gerente administrativa da IMCOPA, Leila Elisa Rocha, a iniciativa traz a empresa mais para perto da comunidade. “O projeto é uma forma de aumentar a participação da IMCOPA em Cambé. A relação da empresa com a cidade vai além do econômico, temos que estarmos ativos também nas esferas ambiental e social”, afirmou. Para ela, o envolvimento da população na reciclagem do óleo é essencial. “Hoje, boa parte das pessoas não sabem o que fazer com esse material depois do uso. Muitos acabam descartando de maneira incorreta por não terem opções e isso traz grandes prejuízos para o meio ambiente”, defendeu Leila. Estudos mostram que apenas 01 litro de óleo pode contaminar mais de 20 mil litros de água. O descarte incorreto encarece o processo de tratamento da água além de ser responsável por cerca de 40% dos entupimentos da rede de esgoto. Por meio da reciclagem, o óleo usado é matéria prima para a produção de tinta, sabão, asfalto, shampoo e até biodiesel.

A Matriz da Imcopa fica em Araucária-PR, e as fabricas tem a capacidade de esmagamento de soja de 1.500.000 de toneladas de soja por ano e capacidade de envase de 80 mil garrafas de óleo de soja por hora. A filial da IMCOPA em Cambé gera mais de 260 empregos diretos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: