CULTURA: Praça Sol Nascente é espaço para aulas de teatro ao ar livre

Projeto “Teatro na Praça’’ começou após a adoção do local pela construtora Engeprojetos.

Mais do que incentivar o cuidado com os espaços públicos, o ‘’Programa Amigos da Praça’’ está incentivando cultura. A construtora Engeprojetos adotou recentemente a Praça Sol Nascente, localizada no centro de Cambé e, além de realizar a manutenção regular do local, a empresa está apoiando o projeto de aulas de teatro ao ar livre para pessoas de todas as idades, aos sábados, ministradas por Valdir Rodrigues.

As aulas começaram após a reinauguração da praça, em maio, e no primeiro mês do projeto os alunos já estão se dedicando. No último sábado (08), Valdir estava ensinando sobre expressão corporal, concentração e posicionamento em cena.

De acordo com o Rodrigues, já fazia um tempo que ele tinha a vontade de colocar em prática a ideia do ‘’Teatro na Praça’’, mas ainda não havia encontrado nenhum apoio para isso. “ A cidade precisa desse incentivo. Muitas pessoas querem aprender, mas não encontram locais acessíveis para isso. Quando entrei em contato com a Engeprojetos, eles me falaram sobre a adoção da Praça Sol Nascente e fizemos essa parceria para realizar as aulas aqui”, contou.

Ainda segundo o professor, que dá aulas de teatro desde 1996, a atividade faz bem para as pessoas em todos os sentidos. “Quando a pessoa participa das aulas de teatro ela acaba melhorando seus relacionamentos com outras pessoas, fica mais segura em diversas situações, acaba aprendendo a improvisar melhor e agir mais rápido e se torna mais espontânea também”, explicou.

Pedro Magnani, de 14 anos, ficou sabendo das aulas pela sua mãe e estava em sua primeira aula. “ Achei muito legal participar, eu já estava procurando um lugar que tivesse aulas de teatro em Cambé, agora pretendo continuar no projeto”, afirmou Pedro sobre o que achou da experiência.

A mãe de Pedro, Arci Magnani, assistiu a primeira aula do filho e achou muito interessante as técnicas e gostou da oportunidade das aulas ao ar livre na praça. “ Pelo que vi hoje, essas aulas vão contribuir muito para as pessoas que têm dificuldade na comunicação, para quem é tímido. Vou continuar trazendo o Pedro, com certeza, ótima iniciativa”, completou.

Arlete Celis é outra mãe que também já acompanha o filho desde o início do projeto e torce para que a iniciativa continue e se desenvolva. “O meu filho Igor tem muita vontade de ser ator, nós estamos com a expectativa de que o grupo cresça. É muito bom que ele se relacione com pessoas que têm o mesmo interesse que ele. Espero que continue assim, a arte precisa de incentivo”, declarou.

Alex Ribeiro, diretor comercial da Engeprojetos, explicou que incentivar atividades como essa faz parte de um dos objetivos da adoção da Praça, que é dar vida àquela região e movimentar o ambiente. ”Nosso objetivo nunca foi adotar só por adotar, nós encontramos nas aulas de teatro uma oportunidade de ajudar a comunidade de alguma forma. Uma dessas formas é com o incentivo à cultura”.

“Muitas pessoas que moram ao redor da Praça fazem parte da colônia japonesa que fundou o local. Eles apoiam todas as atividades que movimentam a praça e estão dispostos a contribuir com próximos eventos”, conta Ribeiro sobre o que os moradores próximos têm achado da atividade.

Ainda de acordo como ele, além das aulas de teatro, mais dois eventos estão sendo programados para os próximos meses na Praça Sol Nascente. ”Para o mês de julho estamos nos organizando para promover uma pequena quermesse e depois queremos organizar o cinema na praça, igual acontecia no Zezão. “Nosso objetivo também é retomar a movimentação da praça no período da noite”.

Quem tiver interesse em participar das aulas de teatro deve entrar em contato com a Engeprojetos pelo número: (43) 3254 – 3008, ou com o Valdir Rodrigues pelo número:(43) 99678-2578.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: