CIDADANIA: Brincadeiras da infância para se divertir no Zezão

Quem resolver dar uma volta pelo Parque Zezão vai se deparar com algumas pinturas diferentes nas arquibancadas do anfiteatro que lembram a infância. Brincadeiras como amarelinha, twister e ludo foram pintadas por Tavane Maccari, com a ajuda de seu marido e amigos, para trazer mais um motivo para as crianças passearem por lá. Ela é a criadora do projeto “Zezão é Diversão”.

Em janeiro deste ano, Tavane pediu autorização à Secretaria do Meio Ambiente para poder alterar a pintura do local. Assim que teve autorização, em março, começou a planejar como faria. Quando começou a pintar, agora em abril, um dos funcionários responsáveis pelo Parque, Reinaldo Correia, também cedeu um pouco de seu tempo e se dispôs a ajudar. As tintas fizeram parte de uma contribuição da Central Tintas.

Tavane é maquiadora no salão do marido, Fabio Camargo, passeia frequentemente pelo Parque e é moradora da região. Segundo ela, a população cambeense é muito privilegiada por ter um local como o Zezão para usufruir e por isso teve a ideia de pintar as brincadeiras no chão. “Eu comecei a procurar um meio de contribuir para trazer mais diversão para o parque. Escolhi essas brincadeiras porque elas aproximam as pessoas”, explica.

As pinturas foram finalizadas na última sexta-feira (12), e no domingo ela levou os filhos, sobrinhos e amigos para curtirem as brincadeiras. “Chegando lá, me deparei com outras pessoas brincando com os filhos e se divertindo. Conquistei meu objetivo de tirar as pessoas do vício celular e fazê-las interagirem mais entre família’’, conta.

A ação de Tavane chamou a atenção de outras pessoas. Ela foi convidada pela diretora de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) para pintar algumas brincadeiras parecidas com as do Zezão no pátio da escola. “Vou aproveitar o feriado e vou lá começar a pintar uma amarelinha. Fico muito feliz em poder contribuir com a diversão das crianças da escola também”, conta.

Segundo a maquiadora, ações como a dela deveriam ser feitas por outras pessoas da cidade também, pois contribuir para melhorar o bem esta da população não é responsabilidade só do poder público. “Muita gente vive reclamando nas redes sociais, pedindo uma ação da prefeitura para tudo, mas não passa do discurso. Muitas atitudes podem ser tomadas pelos próprios munícipes e assim todo mundo sai ganhando com uma cidade bem cuidada”, enfatiza.

Para finalizar, a maquiadora citou a frase que a faz refletir sempre e a inspira para tomar atitudes como essa do projeto ‘Zezão é Diversão’. “A frase é de um psicanalista canadense chamado Jordan Peterson. Nela ele diz: faça da sua vida algo maior do que você”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: