Cambé tem Semana de combate à hepatite viral

A Secretaria Municipal de Saúde começou ontem (22) uma semana de combate às Hepatites Virais em vários pontos da cidade. Entre os dias 22 e 26 de julho serão realizados testes rápidos para Hepatite B e C, além de teste para HIV e sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A expectativa é que se atinja pelo menos 500 pessoas em cada UBS. A iniciativa faz parte do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado no próximo domingo, dia 28. Além das UBSs, os testes poderão ser realizados no Supermercado Muffato no dia 23, das 14h às 17h e no calçadão entre os dias 22, 23, 24 e 26 das 9h às 11h30 e no dia 25 no período da tarde, das 13h30 às 16h.

Segundo Herminia Bataielo, enfermeira no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), o diagnóstico precoce da hepatite é essencial para o tratamento. “Muitas vezes a doença é silenciosa e a pessoa não percebe que a contraiu, por isso, é importante realizar o teste para podermos antecipar o tratamento”, explica. Em caso de resultado positivo, a pessoa será imediatamente encaminhada para uma consulta com um infectologista para dar início à medicação.

A Hepatite é uma doença que atinge o fígado e pode levar à cirrose e ao câncer no fígado quando não tratada. As hepatites virais, conhecidas pelas letras do alfabeto A, B, C, D e E, são tidas como as que mais levam à óbito. Entre 2000 e 2017, foram identificados 70.671 óbitos causados por hepatites virais segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

A doença é transmitida através de sangue contaminado, sexo desprotegido e compartilhamento de objetos cortantes. A hepatite tem cura e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento gratuito para todos, independendo do grau de lesão do fígado. (SeCOM/PMC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: