Cambé registra dois casos de morte por gripe

Dois homens morreram em Cambé em consequência da gripe H1N1. O primeiro caso aconteceu no último dia 15 de maio. A pessoa morava na região do Tarobá, tinha 48 anos, era hipertenso, sofria de insuficiência cardíaca congestiva e obesidade. A outra vítima residia na região do Ana Rosa, tinha 43 anos e sofria de tuberculose. O óbito foi registrado no último dia 5. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município deve receber mais uma quantidade de doses da vacina, mais a regional de saúde não informou a data e nem a quantidade.

O informe semanal da Secretaria de Estado da Saúde sobre a gripe no Paraná, emitido na última quarta-feira (12), registra 212 casos confirmados no Estado, com 51 óbitos. São oito mortes a mais que na semana anterior, com 43. Os óbitos aconteceram em Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba e Cambé.

Do começo do ano até agora, Foz do Iguaçu é o município que registra maior número de mortes com 13 confirmações. Na sequência, Curitiba com sete óbitos confirmados desde o começo do ano.

O boletim também aponta que a faixa etária acima dos 60 anos é a mais atingida pela gripe. Depois vem as crianças menores de 6 anos.

PREVENÇÃO – Com a chegada do inverno, na próxima semana, a Secretaria da Saúde recomenda que sejam reforçadas as medidas preventivas. “A gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério”, ressalta o enfermeiro chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes. Os sintomas são aparecimento súbito de calafrios, febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, fadiga. Podem ainda incluir sintomas como diarreia, vômito, fadiga, rouquidão.

Como medidas preventivas, a Secretaria da Saúde recomenda a vacinação contra a doença, a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos. Em caso de não haver disponibilidade de água e sabão, é recomendado o uso de álcool gel 70%; cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas e manter os ambientes bem ventilados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: