Cambé: hortas comunitárias envolvem 800 famílias


O programa de hortas comunitárias de Cambé foi criado há 35 anos e continua se espalhando por todas as regiões da cidade. Os locais chamam a atenção pela beleza do colorido de seus canteiros e união das pessoas que todos os dias se reúnem para trabalhar na produção dos alimentos.

Atualmente são 24 unidades onde são cultivadas várias espécies de verduras e legumes, sem a utilização de qualquer tipo agrotóxico. Cerca de 800 famílias participam do programa. Cada uma cuida de um espaço determinado e a Prefeitura, além de ceder os terrenos, é também responsável pela distribuição de água, fertilizantes e sementes.

A maioria dos participantes são pessoas aposentadas que são estimuladas pela convivência que esses ambientes proporcionam. Além disso, a atividade é uma oportunidade de produzir e consumir alimentos saudáveis, servido ainda como complemento da renda familiar com a comercialização do excedente.

Les Avanchets: a cidade onde cada morador tem uma horta

Les Avanchets fica em Genebra, na Suíça, e pode ser considerada uma enorme horta urbana. Tudo começou após o fim da Primeira Guerra Mundial, quando alguns trabalhadores da cidade tiveram a oportunidade de ganhar loteamentos de terra distribuídos pelo governo como uma das medidas para a reconstrução e fortalecimento do país.

Com a distribuição, logo os moradores passaram a se organizar para que fosse viável a produção de pequenas hortas nos quintais das casas. Os vizinhos passaram a se especializar no cultivo dos alimentos que mais lhes apeteciam, mas, para garantir a variedade de produtos, a troca de alimentos também passou a fazer parte da rotina.

Frutas e verduras orgânicas garantem o abastecimento da cidade e a saúde da população. O fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand postou recentemente em seu site uma imagem aérea da cidade onde é possível ver o quanto é agradável o ambiente cuidado pelos moradores. A Suíça é um dos países que mais investem em hortas urbanas, contando com 50 mil hectares em seu território.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: