A tendência de bares em contêineres chegou a Cambé

Estruturas que antigamente eram utilizadas somente para transporte marítimo de cargas agora é uma nova escolha para quem quer inovar no comércio.

Por Júlia Cristina da Silva

Varanda Bar (Divulgação)

Os contêineres, estruturas utilizadas para transportes de cargas, agora também são uma opção para quem quer abrir um negócio diferente do modelo convencional. Aqui na cidade alguns donos de bares investiram nesse novo estilo e estão se adaptando ao novo formato de imóvel. Além de moderno, os contêineres trazem várias opções para quem deseja chamar a atenção do público.

Douglas Carvalho e o sócio Wagner Alexandre são proprietários do ‘Varanda Bar’, localizado no Jardim Santo Amaro. Desde a inauguração, em dezembro de 2018, a esquina entre as ruas Humberto Moreschi e Bento Munhoz da Rocha Neto se transformou em um point. Os sócios organizaram todo o espaço ao redor do contêiner para agradar a todos os públicos com a principal especialidade da casa: espetinhos. “Nós havíamos observado a falta de ambientes familiares aqui na região, então organizamos o bar de uma forma que as pessoas venham e tragam as crianças. Ao mesmo tempo também é um ambiente para amigos fazerem happy hour e curtirem uma música ao vivo”, explica Carvalho.

Carvalho disse também que a vantagem de abrir um negócio com a estrutura de um contêiner é a mobilidade. “Se por algum motivo nós tivermos que mudar o ponto, é só retirar o contêiner e os outros elementos que montamos aqui no terreno. É fácil de transportar e nós não perdemos o investimento que fizemos”.

Mas ao mesmo tempo em que parece ser algo prático, adaptar um contêiner para um ambiente gastronômico não é tão fácil assim. Toda a estrutura da cozinha deve ser adaptada de acordo com as normas da vigilância sanitária. O dono do ‘Varanda’ disse que não existem padrões específicos para contêineres, então a organização deve seguir o mesmo esquema de um comércio tradicional.

Wagner, Douglas e a mulher, Carolina, proprietários do Varanda Bar

Além disso, o investimento feito para transformar o equipamento de transporte na estrutura de um bar pode ser até mais caro do que fazer isso em uma estrutura de alvenaria. “O investimento maior não foi na compra do contêiner, foi na adaptação, não só para a questão da vigilância, mas também na caracterização, nos equipamentos, na pintura de fora. Esse valor equivale ao que é gasto para construir um bar de alvenaria” declara Douglas, sobre os gastos com a estrutura.

Para quem usufrui do ambiente, o contêiner é só um detalhe quando há um bom atendimento. Paulo Emerson Palma é um grande frequentador do Varanda Bar e só tem elogios a fazer. “A estrutura do bar é muito boa, tem banheiros separados, acessíveis e todo o espaço necessário para atender clientes em dias de pico. Eu venho ao Varanda três vezes por semana e me sinto em casa, aqui e o ambiente é ótimo”, diz o cliente.

Villa Container (divulgação)

Quando se trata de tempo de instalação, os interessados em abrir um negócio nesse estilo podem achar vantajoso. Segundo Márcio Vaz, um dos proprietários do Villa Container, localizado na Avenida Brasil, em frente à rodoviária de Cambé, para todo o ambiente ficar pronto demorou quatro meses. “A proposta era montar um bar ecologicamente correto, sustentável e o contêiner veio para suprir esse projeto, assim como os outros objetos do bar”, completa.

Poder ter mais liberdade para escolher o ponto também é outra vantagem, segundo Vaz. “Nós fizemos uma pesquisa antes de começar a montar o Villa e queríamos trazer músicas ao vivo para o público, mas não podia ser em área residencial. Como o contêiner já vem praticamente montado, nós achamos um ponto mais afastado das residências para seguir em frente com o projeto e deu certo”. Atualmente o Villa Container atende cerca de três mil pessoas por mês com lanches gourmet e porções.

Os contêineres podem ser adaptados para qualquer tipo de comércio. Hoje, com o grande crescimento da utilização desse novo estilo de estrutura, só depende da criatividade do empreendedor para que o ambiente seja útil e agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: