A importância da musculação para mulheres

Se sentir plena, satisfeita e feliz com o corpo e ainda esbanjar força e saúde é sim um grande propósito na vida de uma mulher. Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram sua força. As Mulheres estão ganhando o mundo, e estão cada vez mais fortes por dentro e por fora.


Uma mulher precisa trabalhar, dar conta da rotina da casa e dos filhos e, em via de regra, do marido, cuidar da lista de compras de supermercado, as consultas médicas e as atividades escolares das crianças, administrar as situações corriqueiras que envolvem família e aquelas situações que, do nada, parecem cair do céu. É tanta pressão que acaba gerando uma rotina estressante para qualquer mulher.


Entre tantos afazeres de uma mulher moderna é necessário para o corpo e para mente um momento seu, um tempinho para cuidar de si mesmo, cuidar da sua auto estima, fazer algum exercício físico que te de energia para enfrentar sua rotina exaustiva. A musculação é uma ótima opção para se encaixar na rotina, pois é uma modalidade adaptável para cada indivíduo, podendo ser feito em apenas 30 minutos.


A musculação ou treinamento com pesos para mulher tem muitos benefícios que vão muito além da estética, mulheres modernas praticam musculação quebrando mitos e pré conceitos. Alguns benefícios são autoconfiança, disposição, longevidade, emagrecimento, definição corporal, melhora saúde cardiovascular, menos chances para a osteoporose, melhora do sono, melhora da postura, ajuda a reduzir a celulite, diminui as chances de diabetes entre outros.


O maior medo das mulheres quando pensam em começar a praticar musculação é acabar engordando. O que vocês tem que entender mulheres é que músculo e gordura são tecidos diferentes, músculo é mais denso e firme, já a gordura é um tecido mole e sem forma, a musculação desde que treinada corretamente com e com uma certa intensidade fará você ficar com as formas bem definidas e com um corpo modelado, mas não significa engordar, e se isso acontecer é sua alimentação que está errada e não é a musculação que está te engordando.


Quando a massa muscular é aumentada consequentemente você começa a queimar mais calorias e gordura ao longo do dia, isso porque o corpo gasta energia para manter essa massa muscular e por aumentar sua taxa metabólica basal que nada mais é que a energia gasta para manter as funções vitais do corpo, resumindo você queima calorias mesmo dormindo, por isso o treinamento com pesos é essencial para o emagrecimento.


Não existe exercícios de musculação específico para mulher ou homem, os exercícios são basicamente os mesmos, o que acontece é a divisão e prescrição do treino ser voltada para cada objetivo ou para suprir alguma deficiência em determinada parte do corpo, isso também não quer dizer que se o objetivo é ficar com as pernas e bumbum bonitos você não deva treinar membros superiores, porque além de mantém seus músculos modelados e firmes você vai proteger suas articulações e ligamentos.


Pensar que exercícios de musculação interferem na feminilidade, deixando mulheres “parecidas com homens” é um, entre os vários mitos que se ouve normalmente de quem não pratica musculação, esse mito já foi derrubado há anos, mas ainda vemos mulheres com medo de treinar braços, peitoral, costas e ombro, para a mulher ficar realmente masculinizada, ela deve primeiro querer isso e treinar pesado durante muitos e muitos anos, fazer uso pesado de esteróides anabolizantes e ter uma genética totalmente favorável, ainda assim não é tão fácil, uma mulher “normal” não tem hormônios suficiente para causar um aumento significativo na musculatura.


Procure sempre a orientação de um profissional da área qualificado para prescrever um treino voltado totalmente para suas individualidades, necessidades e objetivo.


“Mulheres poderosas podem conquistar aquilo que desejarem. Mulheres poderosas trabalham, são donas de atitudes fortes e marcantes, lutam por seus objetivos e, acima de tudo, livres”.

Willian Stabile Moura CREF 012363

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